como-trabalho.jpg

Como Trabalho


Terapia ABA no Autismo


 Dentre as muitas abordagens no tratamento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, uma das mais eficazes é o ABA – Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis em inglês). É amplamente utilizada em países de ponta como Estados Unidos em Inglaterra, onde esta profissional teve a oportunidade de se aperfeiçoar em três cursos na área.  De forma geral, o ABA tem dois objetivos principais:


 - Desenvolver habilidades que se encontram defasadas (área de habilidades sociais, comunicação verbal e não verbal, cognitiva, motora fina e grossa, pedagógica e vida diária).

 - Diminuir ou eliminar comportamentos disruptivos ou “problemáticos” (falta de atenção, repetir as mesmas atividades, não obedecer a comandos, seletividade alimentar, irritabilidade, auto e heteroagressividade, etc.).


O profissional com habilitação em ABA fará um programa para cada criança, a fim de trabalhar as áreas que se encontram com maior defasagem, estimulando-as para promover novas aprendizagens que serão utilizadas em todos os ambientes que a criança frequenta (terapias, escola, vida familiar, comunidade). Da mesma forma, deve haver orientação da família e outras pessoas que ficam com a criança em outros ambientes, especialmente em casa, onde os comportamentos “problema” costumam ocorrer para que saibam manejá-los. A escola deverá também ser orientada a fim de aperfeiçoar a aprendizagem da criança e que haja uma melhor qualidade de suas relações sociais (com pares). O ABA, então, tem objetivos de curto, médio e longo prazo, pensando sempre em conquistas para melhora na qualidade de vida da criança e de seus familiares.


Avaliação Neuropsicológica


O processo de avaliação neuropsicológica busca investigar funções cognitivas que possam estar alteradas, e assim indicando alteração no funcionamento cerebral. Estas funções são: orientação, atenção, memória, linguagem, inteligência, praxia, flexibilidade mental e funções executivas. Humor, comportamento e trações de personalidade também são avaliado durante o procedimento de exame.

Após a avaliação, há uma conclusão diagnóstica, que poderá ser de um quadro neurológico, psiquiátrico, e/ou psicológico (“modo de viver”). Havendo confirmação de um destes, é indicada a reabilitação neuropsicológica.


Reabilitação Neuropsicológica

É o processo pelo qual o neuropsicólogo utiliza um conjunto de técnicas e práticas em pacientes que apresentem alteração neurológica (em uma ou mais áreas das citadas anteriormente), com o intuito de reduzir os efeitos dos déficits cognitivos e alterações do comportamento que interferem no quotidiano do paciente, melhorando seu desempenho e qualidade de vida.